Caatinga Hipoxerófila - vegetação de clima semi-árido, apresenta arbustos e árvores com espinhos e de aspecto menos agressivo do que a Caatinga Hiperxerófila. Entre outras espécies destacam-se a catingueira, angico, juazeiro, braúna, marmeleiro, mandacaru, umbuzeiro e aroeira.
GEOLOGIA E SOLO
Solos predominantes e características principais:
Planossolo Solódico - fertilidade natural alta, textura argilosa e arenosa, relevo suave ondulado, imperfeitamente drenado, raso.
Solos Litólicos Eutróficos - fertilidade natural alta, textura arenosa e/ou média, fase pedregosa e rochosa, relevo suave, bem a acentuadamente drenado.
Uso: os Planossolos são utilizados principalmente com pecuária e em menor extensão com milho e feijão, consorciados, além de palma forrageira, em alguns locais. Apresentam fortes limitações pela falta d´água durante o período de estiagem (racham) e moderadas limitações pelo excesso d´água no período chuvoso (encharcam). A irrigação é problemática vez que são rasos, apresentam problemas de manejo e considerável teor de sódio trocável. Seu aproveitamento racional com pecuária requer melhoramento das pastagens e intensificação de palma forrageira.
Nas áreas onde predominam os Solos Litólicos a agricultura é praticamente inexistente, devido à limitações muito forte ao uso agrícola, representado pela falta d´água, susceptibilidade a erosão, além de restrições ao uso de máquinas em decorrência da pequena espessura do solo, pedregosidade e rochosidade, devendo-se conservar a vegetação natural para preservação da flora e da fauna.
Aptidão Agrícola: regular para pastagem plantada. Terras aptas para culturas especiais de ciclo longo, tais como algodão arbóreo, sisal, caju e coco. Terras indicadas para preservação da flora e da fauna.
Sistema de Manejo: médio nível tecnológico. As práticas agrícolas podem estar condicionadas tanto ao trabalho braçal e a tração animal com implementos agrícolas simples
HIDROGRAFIA
O município encontra-se com 98,27% do seu território inserido na Bacia Hidrográfica do rio Potengi e 1,73% na Bacia Hidrográfica do rio Ceará-Mirim.
Rios e riachos principais: Rio: Camaragibe
Riachos: Olho d'Água, da Onça, Salgado, da Caiçara, da Onça, da Cabaceira, do Xinxo, Tábua, Pinhões, Pedra Branca e Acauã.
Açudes com Capacidade de Acumulação Superior a 100.000 m³:
RELEVO
De 200 a 400 metros de altitude.
Serras: da Gangorrinha, da Arara, da Carrapateira e da Formiga.
Planalto da Borborema - terrenos antigos formados pelas rochas Pré-Cambrianas como o granito, onde se encontram as serras e os picos mais altos.
CLIMA E TEMPERATURA
Tipo: clima muito quente e semi-árido, com estação chuvosa adiantando-se para o outono.
Precipitação Pluviométrica Anual:
norma
observada: ...
desvio: ...
Período Chuvoso: janeiro a abril
Temperaturas Médias Anuais:
máxima: 32,0 °C
média: 27,2 °C
mínima: 21,0 °C
Umidade Relativa Média Anual: 70%
Horas de Insolação: 2.400
LIMITES
Norte - Riachuelo e Caiçara do Rio do Vento.
Sul - Barcelona e São Tomé.
Leste - Riachuelo.
Oeste - São Tomé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário